Sobre - Daniele Barreto
Sobre

11110175_823854427692413_2936547165446832625_n

Minha história

Sempre soube que amava política!

Meu nome é Daniele Barreto, sou natural de Alagoinhas (Bahia), mas moro em Salvador. Apaixonada pelo direito e a política, bem novinha (com uns 14, 15 anos) comecei a frequentar ambientes políticos (embora minha família não gostasse da ideia) na minha cidade natal. Não era fácil, afinal, se trata de um ambiente misógino, machista e sexista – embora na época eu nem soubesse que essas palavras existiam, sentia na pele o significa de cada letra.

Início na política

Aos 14 anos já acompanhava sessões na Câmara de Vereadores, participava de audiências públicas e realizava projetos sociais com ONGs e associações de bairro. Debatia política em reuniões e encontros na cidade.

Aos 17 anos, me filiei a um partido político (PFL), por obra de uma das maiores lideranças do meu município, e ex-prefeito de Alagoinhas Murilo Cavalcanti. Acompanhei de perto a implementação da Juventude do DEM pelos municípios da Bahia. Eu não tinha ideia do que isso significava exatamente estar filiada a um partido (pela pouca idade e inexperiência), mas ficava fascinada a cada reunião e por me sentir pertencente a um grupo político.

Curso de Direito

Com o vestibular chegando, a pressão foi aumentando para que me afastasse das atividades de visitas à comunidades, associações de bairros, reuniões com lideranças locais, sessões na Câmara de Vereadores… Eis que, depois de estudar muito (as notas tinham que ser altíssimas para garantir que meus pais deixassem frequentar ambientes políticos), ingressei no curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (uma das melhores instituições de Direito do país) e, a cada aula, percebia o quanto a política e o Direito estão absolutamente interligados. E o quanto eu poderia, com conhecimento jurídico, ajudar a melhorar vida das pessoas (o que me interessava mais do que a possibilidade de advogar ou fazer concursos para carreiras burocráticas).

Durante a faculdade: Direito + Política

Ainda enquanto cursava a faculdade, fiz coisa pra caramba, dentre elas:

* coordenei campanha política de candidato a vereador em Alagoinhas;

* coordenei campanha política de prefeito;

* estagiei por anos no Ministério Público da Bahia, sempre na área de Improbidade e Direitos Difusos e Coletivos (minha onda!);

* estudei na Universidade de Coimbra, na Faculdade de Direito (Direito Internacional e Comunitário; Direito Romano).

Sempre compreendi o Direito como um instrumento PODEROSO de mudança social. E nele resolvi me aprofundar. Estudei muito durante a graduação e sempre busquei cursos e congressos nas áreas de Direito Público, Direito Eleitoral, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Participava de cada seminário, cada palestra, cada congresso que conseguia – em Feira de Santana e em Salvador.

No Ministério Público, como estagiária, pude participar de oitiva de prefeitos e secretários municipais, analisei muitas ações civis públicas e aprimorei meus conceitos de cidadania e defesa dos direitos difusos e coletivos.

Além disso, os estudos na Universidade de Coimbra me fizeram emergir na raiz do Direito, podendo estudar numa universidade-castelo, pude perceber nossas influências portuguesas, e retornei de lá com minha monografia de final de curso praticamente concluída: Imunidades Civis e Penais dos Agentes Diplomáticos. Foi uma fase na qual o Direito Internacional me fascinou e, com base no Direito Romano e Direito Comunitário, pude conhecer mais sobre esse ramo fascinante do Direito Público.

Aliando as experiências políticas, os estudos em Direito Público e a base no berço do Direito, tive certeza (mesmo!) de que tinha feito a escolha certa: a política e o direito seguiriam para sempre em minha vida.

Após formatura em Direito:

professora universitária, Procuradora da Câmara e advogada (Direito Administrativo e Eleitoral)

Assim que me formei já comecei a lecionar na faculdade Santo Antônio, como professora de Direito Administrativo e Direito Tributário para os cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

faculdade santo antônio

Também assumi, em 01 de janeiro de 2007, como Procuradora da Câmara Municipal da minha cidade, Alagoinhas. Fui cada vez me encontrando mais no Direito e Política.

225955_128223663922163_3933250_n 226991_128223657255497_1165533_n

Logo estava advogando e prestando consultoria política para diretórios municipais de partidos políticos (DEM, PSDB, PTN, PP) e realizando assessoria para parlamentares face ao Tribunal de Contas dos Municípios.

Advocacia e coordenação de campanha eleitoral:

Depois de coordenar campanhas de vereadores e prefeitos, não demorou para assumir a advocacia da coligação exitosa na campanha das Eleições 2008, em uma das 10 maiores cidades da Bahia.

campanha eleitoral campanha eleitoral 2

Foi a época em que meu trabalho ganhou a mídia estadual, pelas ações que ingressei contra a coligação opositora, por apreender material de campanha e carros de som e conseguir a decretação da prisão do presidente do PT municipal. Vários veículos de comunicação noticiaram os resultados que eu conseguia nas ações que ingressava. E, a essa altura, já eram 4 os partidos políticos para os quais prestava assessoria no interior da Bahia.

Depois de dois anos como Procuradora da Câmara Municipal (período no qual elaborei a Lei de Reforma Administrativa da Câmara e o Plano de Cargos e Salários) e advogando na área Eleitoral, recebi convites para coordenar Comissão de Transição de Governo (da prefeitura – do PT para o PSDB) e, posteriormente, assumir a Procuradoria Geral do Município.

Procuradora Geral do Município e Pós graduação em Direito do Estado (UFBA):

Assumindo a Procuradoria Geral do Município, realizei reestruturação do órgão e a implantação da Procuradoria Fiscal (quando, em 4 meses, arrecadamos mais do que o ano anterior inteiro). Também foi realizada assessoria e plantão nas festa municipais e o órgão se consagrou como um dos mais eficientes do município.

Foram 3 anos de muito aprendizado em Alagoinhas, mas logo percebi que queria mais! E que a Consultoria Política (mais do que a Advocacia) me chamava.

Aos poucos, eu, a política e o direito íamos nos experimentando e os caminhos se traçando.

Por não concordar com a visão de administração pública do gestor municipal (assim como Secretário da Fazenda, Controlador e Secretário de Planejamento), que conduzia a Administração Pública de forma dissonante com meus valores e em desacordo com o ordenamento jurídico, pedi exoneração e mudei para São Paulo, para estudar Marketing Político e Consultoria Política.

Estudos e trabalhos em São Paulo:

Na capital paulista, estudei, por dois anos, com alguns dos maiores mestres na área de análises políticas, ciência política, jornalismo político, advocacia. Passei por universidades como Cásper Líbero, USP, PUC. E fui me formando, cada vez mais, amante de uma política ciência. Uma política solucionadora e empoderadora.

Não aquela politicagem cretina que vitima os brasileiros.

Mas me aproximando e vivenciando uma política de quem pensa soluções para o país.

Formei-me especialista em Marketing Político e fiz curso de formação em Consultoria Política.

581193_304471732964021_590632416_n

427811_304739609603900_572816086_n

Uma política que não “viaja” em ideias mirabolantes, mas usa o conhecimento para construir saídas em meio a crises e que compreende o papel do cidadão nas mudanças que país precisa. Uma política que busca na Administração Pública, no empoderamento, nas leis, no conhecimento, as soluções para um país real – e cheio de problemas.

Quando morei em São Paulo, passei a participar de programas de TV como analista política e consultora política. Prestei consultoria para políticos em Brasília e no Norte do Brasil.

265036_144946882249841_8023712_n 269519_144946575583205_4446517_n 297405_199412870136575_493159708_n 378042_194880683923127_1548445616_n

Amo trabalhar, estudar e pesquisar! Realizo pesquisas e estudos de temas ligados ao marketing político e eleitoral, ciência política, Direito (ênfase em administrativo, constitucional e eleitoral), gestão pública, políticas públicas, formação política, assessoria de imprensa, mídias sociais e política, jornalismo político e econômico, mídia e TV.

Estudei em algumas das maiores instituições de ensino do país, como USP, PUC, UFBA, Faculdade Cásper Líbero, Casa do Saber, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Senado Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Oficinas Imprensa, OAB/SP, UNESCO, FMU, Curso Marcato, Complexo Jurídico Damásio de Jesus.

  • Marketing Político e Comunicação

Fiz curso de “Marketing Político Eleitoral” na Manhanelli Associados e ABCOP; curso de “Marketing Político e Eleitoral” na Fundação Konrad Adenauer e Oficina Municipal.

Fui aluna, nas oficinas da “Imprensa Jornalismo e Comunicação”, de grandes profissionais, como Jardel Sebba (Playboy), José Márcio Mendonça (Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo, Rádio Eldorado) e Maria Inês Nassif, nos cursos “Jornalismo Político”, “Textos e Técnicas de Entrevistas”, “Jornalismo Econômico”.

Realizei o curso “Grandes Entrevistadores”, na Casa do Saber, sob a orientação de Maria Fernanda Cândido (atriz), Ronnie Von, Marília Gabriela , Ricardo Kostcho e Celso Loducca.

Fui aluna de Daniel Piza (um grande mestre; in memorian), na época jornalista e editor-executivo do Jornal O Estado de São Paulo, no curso “Jornalismo Cultural”, na Faculdade Cásper Líbero. Durante as aulas, surgiu o conceito da coluna que escrevo hoje (“Política à Flor da Pele”). Apresentei, como trabalho de conclusão de curso, a resenha “Sarney, a mitologia”, que rendeu posteriormente, convite para participar do programa Tribuna Independente, da Rede Vida de Televisão.

Também na Cásper, fui à palestra “Informar não é comunicar”, com Dominique Wolton – comunicólogo mundialmente reconhecido. Na Escola de Comunicação (Comunique-se), estudei “Pauta em TV”, “Assessoria Digital – do release para a web 2.0” e “Gerenciamento de Crise”. Realizo “Capacitação completa em TV” na Escola de Televisão & Arte Eletrônica (na modalidade à distância).

  • Ciência Política e Educação Política

Focada na necessidade de adquirir conhecimento em ciência política, fui aluna do prof. André Singer, ex-Porta Voz da Presidência da República, nos cursos “Lulismo, raízes e conseqüências” e no curso “Investigação Social e Cultural na Contemporaneidade” (na USP).

Realizei cursos no Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal, sendo: “Ética e Administração Pública”, “Processo Legislativo”, “Papel do Senado como Estrutura de Poder Político”.

Os cursos de Educação Política passaram a ter um espaço fundamental na minha vida, por me possibilitarem conhecimento da história e da política. Realizei cursos na ONG Oficina Municipal, na Fundação Mário Covas e na Fundação Konrad Adenauer: “Partidos Políticos no Brasil”, “Democracia e Atualidade Política no Brasil”, “Iniciação Política” – um dos professores foi Humberto Dantas (mestre em Ciência Política, prof. da USP, escritor da biografia de Mário Covas e orientador importante em minha trajetória). Curso de “Formação Política” na Fundação Liberdade e Cidadania.

Destaco o debate “Ideologia Partidária, um debate imprescindível”, com o senador Álvaro Dias, deputado Arlindo Chinaglia e o jornalista Paulo Henrique Amorim; e o debate “Copa do Mundo e impactos sociais”, com Juca Kfouri, ambos na USP.

Participei de palestras com referências como: Senadora Kátia Abreu; deputados Emiliano José, Brizola Neto, Sarney Filho; Ministros Aldo Rebelo e Sérgio Elis Couri; ex-Ministro Mailson da Nóbrega.

  • Palestras e cursos de extensão nas áreas de Direito Administrativo, Constitucional e Eleitoral

Cursos no Marcato e Complexo Jurídico Damásio de Jesus, além da ESA, AASP e OAB/SP.

Tive a oportunidade de assistir à mesa-redonda “Direito à Informação”, com Eugênio Bucci (com passagens pela Super Interessante, Playboy, Quatro Rodas, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Revista Veja; dirigiu a Radiobrás), Luis Francisco Carvalho Filho (cineasta e diretor de TV) e Matias Molina (jornalista, ex-redator da Folha de S.Paulo, Exame, Gazeta Mercantil, Valor Econômico).

Assessora de ex-ministro, deputado federal e coordenadora da comunicação do diretório estadual do PMDB/Bahia:

Recebi, em 2012, convite para retornar para a Bahia para assessorar um ex-ministro, um deputado federal e coordenar a comunicação de um dos maiores partidos políticos do país, o PMDB (diretório estadual). Por 19 meses, pude assessorar dois dos políticos mais conhecidos do estado – Geddel e Lúcio Vieira Lima -, de uma tradicional família de políticos que ocupa territórios de poder há mais de 40 anos. Foi uma das maiores experiências da minha vida!

156581_379218128822714_126561619_n

523097_363077523770108_1404216734_n 68743_374599442617916_2097099424_n

Pude coordenar a comunicação do partido orientando mais de 200 candidatos a prefeito nas Eleições 2014.

Viajei por 163 municípios do Estado, conhecendo as peculiaridades da Bahia, os regionalismos e seu povo carente e alegre.

Apresentei o programa do PMDB na internet, o “Encontro Político”, com idealização, roteirização e apresentação minha.

548528_387672287977298_343631277_n 557656_377731732304687_814711626_n

375921_374231319321395_1383226231_n

Em 2014 inicie os trabalhos na Câmara dos Deputados, assessorando deputado federal baiano – com serviços de consultoria política.

Atualmente:

  • Advocacia e Consultoria Jurídica em Direito Administrativo e Eleitoral;
  • Consultora Política e Eleitoral;
  • Funcionária da Câmara dos Deputados;
  • Escrevo a coluna “Política à Flor da Pele”, publicada em 50 jornais e sites em todo o país;
  • Comentarista política em rádios, blogger e vlogger;
  • Conselheira do Planter – Observatório de Comportamento e Tendências;
  • Participo de programas de rádio como comentarista política semanalmente;
  • Blogueira política;
  • Gravo vídeos com comentários políticos para o canal do Youtube;
  • Dou palestras em escolas e faculdades sobre Cidadania.

Não necessariamente nessa ordem! rs Para acessar meu currículo lattes, clique AQUI.

É isso. Fui seguindo meu coração.

E hoje compartilho com milhares de pessoas o que vi e a forma como compreendo a política no Brasil. Fui tocando a vida pra onde quis… Ouvindo meu coração! Caminhei olhando pra dentro, ouvindo minha intuição e não tenho a menor dúvida: todos os lugares por onde passei, os cargos que ocupei, os políticos que assessorei me trouxeram até aqui. Até esse blog!

Em 2015, resolvi que esse blog – que até então abrigava apenas alguns textos ocasionalmente – se tornaria um veículo de empoderamento com informações jurídicas e políticas de qualidade – mostrando às pessoas o que existe nos bastidores da política – onde sempre vivi, e exerço mais do que minha profissão, mas uma missão de vida. Em dezembro de 2015, comecei a gravar vídeos com mais frequência para o canal do Youtube e, para 2016, meu grande sonho é que se transformem – blog e canal – em dois instrumentos de cidadania para muitos e muitos brasileiros conhecerem as leis do seu país, a Administração Pública, os bastidores da política, e as formas de exercer sua cidadania cobrando soluções e fiscalizando.

E aqui compartilho com vocês o melhor que posso, sempre atenta aos noticiários e disposta a colaborar para crescermos juntos nessa jornada chamada “exercício da cidadania”.

————————————

Por que criei o blog

Criei este blog para dividirmos informações jurídicas e políticas (óbvio, né, gente?! hahaha) e dar pitaco em tudo que acontece no cenário nacional. Mas aqui não é um blog de notícias, nem de denúncia, tampouco destinado à publicação de release de políticos e partidos políticos (nada contra quem faz isso, tá? hahaha). Nosso formato é outro! Aqui falamos sobre direito e exercício da cidadania, com opinião e conteúdo autoral. Escrevo textos sobre os direitos do cidadão, sobre combate à corrupção, comento as matérias mais importantes do momento, publico vídeos com comentários meus sobre assuntos do cenário político; isso tudo de forma interativa, dialogando com os amigos internautas, que mandam dicas, sugestões de tema e debatem os assuntos conosco.

O blog é uma forma de contribuirmos com o exercício da cidadania com Educação Política. E também compartilho minha vida, as dificuldades de quem trabalha na área, dicas de livros e cursos para quem quer ingressar e compreender mais a política no Brasil. Conto também sobre meu dia a dia, com dicas de maquiagem, moda, alimentação e o estilo de vida que levo (sem tempo – quase – pra nada! rsrs).

[star] FORMAÇÃO

Aluna Especial do Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pós Graduada em Direito do Estado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Advogada graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Especialista em Marketing Político e Consultora Política pela Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP)

[star] TRABALHOS 

* Cursei graduação em Direito na Universidade Estadual de Feira de Santana;

* Estagiei no Ministério Público da Bahia (tendo mestres como Cristiano Chaves de Farias e Vladimir Aras), quando tive a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de Improbidade Administrativa, Direito Coletivos e Difusos;

* Participei ativamente de campanhas eleitorais (coordenação, organização de militância, advocacia, prestação de contas): 2000, 2004, 2008, 2012, 2014;

* Estudei na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal);

* Cursei a Pós-graduação em Direito do Estado na UFBA (Universidade Federal da Bahia);

* Lecionei em curso preparatório para concurso público – disciplina: Direito Administrativo;

* Lecionei por dois anos na Faculdade Santo Antônio – disciplinas: Direito Empresarial e Direito Tributário;

* Fui, por dois anos, Procuradora da Câmara Municipal de Alagoinhas (período no qual elaborei a minuta da Reestruturação Administrativa da Câmara Municipal e a Lei de Plano de Cargos e Salários);

* Prestei assessoria e advocacia a partidos políticos e coligações eleitorais (elaboração de atas, organização legal de partidos políticos, acompanhamento jurídico de convenções partidárias, campanhas de filiação partidária), realizei prestação de contas de partidos políticos (todas aprovadas sem ressalvas);

* Atuei frente ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia como procuradora de parlamentares, investigando contratos e processos de gestores públicos;

* Elaborei Representações face ao Ministério Público, para parlamentares ingressarem contra gestores públicos;

* Fui a advogada de coligação eleitoral majoritária, que obteve êxito nas eleições, ganhei todos os processos que ingressei e a coligação que orientei não foi acionada em nenhum processo judicial;

* Membro de Comissão de Transição de Governo, da Câmara Municipal de Alagoinhas e da Prefeitura Municipal de Alagoinhas (transição de um governo do PT para um do PSDB… imagine!!! rsrs)

* Procuradora Geral do Município de Alagoinhas, tendo realizado a estruturação da Proju Fiscal que, em 6 meses arrecadou mais tributos do que o ano anterior inteiro;

* Cursei especialização em Marketing Político Eleitoral, na Associação Brasileira de Consultores Políticos;

* Cursei Consultoria Política, na Associação Brasileira de Consultores Políticos;

* Participei de programas de TV como consultora política convidada, em São Paulo e no Norte do país;

* Ingressei na Associação Brasileira de Consultores Políticos como a primeira (e única) Consultora Política credenciada no Nordeste e a segunda do Norte-Nordeste;

* Coordenei a Comunicação do diretório estadual do PMDB da Bahia (2012 e 2013);

* Apresentei o web programa Encontro Político (primeiro programa exclusivamente de entrevistas a políticos na Bahia), do PMDB da Bahia;

* Apresento web programa com análises políticas, escrevo no blog www.danielebarreto.com.br e sou comentarista em programas de rádio;

* Assessoro deputado federal.