» Música e Política! - Daniele Barreto
25
janeiro
2016
Música e Política!

Oi, pessoal!!! Bom diaaaa.

Segunda-feira linda de sol em Salvador e eu aqui na piscina labuta, já postando esse texto e correndo para preparar uns vídeos para vocês no canal do Youtube. Tá bom, eu sei das reclamações… Sei que vocês estão achando estranho passarmos 3 semanas sem vídeos. Mas precisei dar uma paradinha para analisar séries que gostaria de lançar agora e vídeos mais importantes. Sabe quando seu cérebro está cheinho de ideias novas e bacanas, mas você não consegue sentar e avaliar qual a melhor forma de colocar tudo isso em prática? Eu estava assim (vou explicar a vocês melhor em um vídeo). E resolvi dar uma paradinha estratégica para observar como realmente devo conduzir os textos, vídeos e séries a serem lançados esse ano no nosso canal. Já adianto a vocês que teremos cursos on line e muitas, muitas análises políticas. Ah, e que, cada vez mais, vou seguir a orientação de vocês de colocar mais vídeos sobre meu dia a dia, sobre estilo de vida de uma pessoa que trabalha com política.

espero, de coração, que vocês gostem! Vamos nos aproximar MUITO em 2016! Vai ser um ano maravilhoso!

E nessa vibe de novidades, resolvi começar nossa semana de uma forma diferente, no lugar do habitual look do trabalho, vamos falar de música. Não, não vai ser playlist das minhas favoritas de Ivetão, nem de Beyonce, mas sim músicas com conteúdo político. Olha, tem uma coisa que nunca contei pra vocês: como chocolate todo dia eu costumo ouvir música antes e enquanto escrevo textos para o blog. Ah, e também quando estou me arrumando para gravar vídeos (tomando banho, maquiando, organizando o cenário). E sempre são músicas que possuam cunho político.

Isso me ajuda a me concentrar no que preciso fazer, fico mais focada ouvindo letras com crítica social e que me levam a refletir ainda mais sobre os temas que me proponho a discutir – e a refletir mais também sobre a própria função do blog e do canal do youtube como instrumento de mudança em nós e de transformação.

Nas últimas décadas, a música tem sido uma poderosa arma política. Com suas melodias e frases bem colocadas (que sintetizam o que a gente gostaria de dizer, mas não tem capacidade de síntese, nem criatividade suficientes hahaha) compositores e músicos marcam momentos históricos e sentimentos nacionais com obras que nos fazem pensar, refletir e compreender melhor o momento político do país.

Confesso que a última vez que vi um rompante maior, com músicas mais bem elaboradas e reflexivas foi na Ditadura e logo após, mas não podemos menosprezar o conteúdo de muitas canções – EXCELENTES – que vêm sendo geradas nos últimos tempos.

Para muitos artistas, a palavra é a bala e a música a arma para falar sobre uma sociedade racista, preconceituosa (cada vez mais, com o crescimento de grupos religiosos fundamentalistas), desigual e que não prima pelo combate à corrupção.

Para pensarmos mais sobre a importância da música popular brasileira como instrumento de discussão política – papel extraordinário num país excepcionalmente musical -, eu selecionei minhas 5 músicas preferidas do momento – sobre política, obviamente – para compartilhar com vocês. Algumas delas me fazem pensar em temas que não são do meu cotidiano, mas nem por isso menos importantes nas nossas atuais discussões.

1ª música

Canção: Amanhã… Será?

Grupo: O Teatro Mágico

2ª música

Canção: Nunca Serão

Cantor: Gabriel O Pensador

3ª música

Canção: Pensadores Incomodam

Grupo: MC Garden e Cauê Moura

4ª música

Canção: Candidato caô caô

Grupo: O Rappa

5ª música

Canção: Tô Vendo Tudo

Grupo: Zé Ramalho

Pois é, música e política sempre andaram de mãos dadas!

Mandem sugestões de músicas e ideias para discutimos como a arte pode ajudar na compreensão política.

Aguardo vocês nas redes sociais!!!

 Me encontre nas redes sociais para conversarmos mais sobre política:

 Facebook | FanPage | Twitter | Instagram | Youtube