» Debates Políticos no Facebook - Setembro 2015 - Daniele Barreto
05
outubro
2015
Debates Políticos no Facebook – Setembro 2015

Oi, pessoal! Bom dia.

Quem não ama Facebook, né? E a rede tem sido uma das maiores ferramentas de divulgação de informação política e de discussões. E na minha página do Facebook – quem acompanha já sabe hihihi – todos os dias tem vários posts de debates sobre os temas mais importantes do cenário político – e dos menos importantes também. Setembro foi um mês atípico e um dos mais movimentados dos últimos tempos. Não faltaram polêmicas, escândalos, novas descobertas do Petrolão, delações e mais escândalos.

E se você já acompanha o blog sabe que todos os meses temos nosso post “O que rolou no Facebook”, no qual eu conto a resenha as discussões que nortearam nosso mês. Olha, num país no qual o povo não prima pela memória política e que a mídia não tem como forte acompanhar os desdobramentos de todos os fatos noticiados, é importante que a gente dê uma geral quando o mês acaba, para lembrarmos do que aconteceu de importante, do que não podemos esquecer, e, acima de tudo, do que temos (TEMOS!) que continuar acompanhando.

Mas vamos combinar que lá no Facebook não dá pra fazer isso, né? Porque a timeline vai rolando e as postagens vão ficando para trás e de difícil acesso. Juntando tudo isso, surgiu a ideia de colocar um post reunindo as discussões que rolaram no Facebook aqui no blog. Abaixo, transcrevo algumas postagens que escrevi nas redes sociais e coloco o link para quem quiser debater mais o assunto conosco.

Não podemos deixar que as notícias e informações sejam perecíveis, né?

Vamos aos posts:

  • 29 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Uma oposição que argumenta que a economia está em frangalhos e os cofres públicos foram assaltados por uma década precisa esclarecer onde ela estava enquanto isso acontecia. Não se esmigalha a economia de um país de uma hora para outra. Para um governo trapalhão se manter no poder, é necessário uma oposição idêntica.

  • 29 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

“Nós já descobrimos qual a causa dos nossos problemas. Não os efeitos que vocês nos fazem combater como causas!” Vou nem dizer mais nada! Ouçam!

  • 29 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

É curioso ver a oposição levantar a bandeira de que o “PT está destruindo o país há 13 anos”. E a oposição NÃO FEZ NADA PRA BARRAR ESSE TEMPO TODO?

  • 28 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Pronto! Se vc quer entender tudo sobre a crise econômica e política, como afeta nosso bolso, consequências da alta do dólar, medidas que pressionam a inflação pra cima… venha ver nosso quadro novo no Youtube.

Hoje falo sobre a alta do dólar, quem ganha (SIM!, há quem lucre com a desvalorização da moeda brasileira) e quem perde. De forma objetiva e simples. Assista pra entender

  • 26 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

A sequência de tiros (raiva) e o cigarro (desdém) deixam claro: Angel não amava Alex, ela estava envolvida numa relação com um cara mais experiente, acostumado a atingir seus objetivos a qualquer custo, vaidoso, que encarava as relações com uma possessividade doentia. Ela estava presa ao domínio que ele exercia sobre as pessoas, achando que podia tudo; viciado em ferir, comprar e manipular. A sequência de tiros de Angel vinga as milhares de meninas abusadas por pedófilos, envolvidas em relacionamentos abusivos, praticamente obrigadas a aceitar desrespeitos para seguir a profissão e realizar seus sonhos, enganadas por manipuladores covardes e ardilosos, perseguidas por doentes… ‪#‎verdadessecretas‬

  • 25 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Crítico, politizado e defensor de uma sociedade mais justa, o Papa Francisco é o artífice da reaproximação história entre Cuba e os Estados Unidos, tendo sido aclamado na ilha por milhares de fiéis nos últimos dias. De Cuba, seguiu para a terra de Obama, onde tenta convencer o Congresso a revogar o embargo econômico a Cuba.

Em respeito à autoridade moral do Papa, Obama e Raúl Castro – líderes dos dois países que possuem relações hostis a mais de 50 anos – aceitaram a conclamação ao diálogo.

  • 25 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Se usarmos o ‘deputado/senador padrão’ como referência para o conceito de família tradicional brasileira, a lei deveria trazer a formação homem, mulher, filho e amante.

  • 25 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Aqui pensando: imagine se fossem 700 católicos mortos no Vaticano…

Mas não foi!
Assim a gente não precisa ficar assistindo o plantão da Globo, nem o dia todo ao vivo direto do Vaticano, nem mil reportagens, nem Globo Repórter sobre as vítimas, nem entrevistas às famílias das vítimas, nem o surgimento de mais uma ONG em defesa das vítimas, nem chorar por semanas, nem manifestações de apoio em vários países, nem pronunciamento da ONU, nem reunião de líderes de todos os Planetas, nem luto intergaláxico, nem… ‪#‎comoçãoseletiva‬

  • 24 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Jogo duplo da zorra do PMDB na propaganda partidária.

Cada peemedebista que fala conduz o discurso – nas entrelinhas – para um sentido diferente (contra o governo, a favor do governo, contra o governo, a favor do governo, ajustar contas ajudando o governo, não aceitar aumento de impostos, rechaçar irresponsabilidades, ajudar o governo a se recuperar…). Um mosaico de frases conflitantes e contraditórias. Tentou agradar a população e o governo ao mesmo tempo. Tentou falar o que Dilma quer ouvir (pra sacramentar a nomeação de ministros do partido) e o que o povo quer ouvir (pra posar de paladino-mor da moralidade – até porque Temer quer assumir a cadeia de Dilma e vai precisar de apoio popular). Na propaganda, buscou ficar bem na fita com governistas e com a oposição (mas pelo menos mostrou estar mais ao lado do governo do que na propaganda anterior). É o PMDB fazendo o que melhor sabe fazer: confundindo e jogando com a plateia. Putszzz…

  • 24 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Não podemos nos omitir e deixar que a intolerância religiosa seja banalizada. Com o crescimento do número de fundamentalistas cristãos, precisamos refletir e coibir a ação de supostos pastores que incitam a violência, desrespeito às liberdades individuais e apedrejamento de templos de outras religiões.

O pastor que cito no vídeo de ontem (do “5 Minutos de Política”) escolhe seus adversários (em regra, minorias políticas: mulheres, homossexuais, usuários de drogas) e convence seu rebanho de que se tratam de inimigos de Jesus. Alienados por suas dores, fragilidades e vulnerabilidades pessoais diante do “líder religioso”, um exército de fiéis sem discernimento fazem tudo que ele manda e o aplaudem.

  • 23 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

O PMDB afirmou que não aceitaria negociar cargos. 24 horas depois: aceitaram indicar 5 ministros! Conseguiram resistir 24 horas. Até muito tempo para os moldes peemedebistas, quando se coloca cargos, dinheiro e contratos na frente deles. Ulysses deve estar orgulhoso. kkkkkkkkkkk

( quando eu digo que o partido tem se colocado como oposição, desde janeiro, para atingir o único objetivo de achacar a presidente, tem gente que manda mensagem pra mim reclamando … olha aí, gente… )

  • 22 de setembro (clique AQUI] para ver no Face)

“Vai quebrar a cara quem apostar na alta do dólar”, Guido Mantega, 19.10.2014.

  • 21 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Reuniões com grupos da oposição, críticas ao governo… Temer sinaliza à oposição que quer assumir a cadeira de presidente da República.

  • 21 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

E o movimento dos europeus em direção aos outros países? Os mesmos que renegam os imigrantes querem ser (e são) muito bem recebidos em outros países, nos quais possuem mania de agir com superioridade e se comportar como “colonizadores”. ( assistam esse vídeo! demais! )

  • 20 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

O PMDB finge que não tem a mesmíssima culpa do PT na situação que o país está. É o partido mais cínico da história!

  • 20 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Bruno Reis diz que só mora na rua quem quer.

‘Primeiramente’, nem deveria ser secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza por que não tem conhecimento técnico, trabalho na área, nem legitimidade pra isso.

Mas pelo menos podia nos poupar de ouvir as opiniões playboyzisticas dele, né? Já faria muito…

(antes que comece o mimimi do povo do DEM: sei que Bruno vem de família humilde, mas a realidade dele é absolutamente outra. O grupo do qual faz parte e suas vivências mudaram desde a adolescência, quando passou a comungar da política, ideologias e práticas que em nada coadunam com o que se espera de alguém que assuma essa pasta. Não tem legitimidade e falou uma bobagem que demonstra falta de preparo e preconceito. Pronto!)

  • 18 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Você já ouviu falar da Bancada BBB? São deputados ligados aos setores evangélicos, ruralista e indústria de armas e munições, que se organizam na Câmara dos Deputados, em Brasília, por afinidade e votam defendendo pautas conservadoras. No vídeo trato algumas questões:

* partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados (pulverização e consequências)
* organização dos deputados em bancadas formais e informais
* formação de bancadas por afinidades
* bancada BBB: boi, bala e Bíblia (composição e principais representantes)
* votação unificada e fortalecimento da bancada BBB

  • 18 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Criança recebe alta depois de 1 ano no hospital e palhaços simulam fuga

  • 17 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Casal sueco dá a volta ao mundo de bicicleta.

Aí chegam numa estrada brasileira e são atropelados. A moça morre e o rapaz está internado com traumatismo craniano. É… Brasil… nossos motoristas, né? Quando é que vamos compreender que nosso trânsito mata mais do que uma guerra? Quando vamos assumir que a culpa não é das “estradas”, do “semáforo”, “dos buracos”, mas sim dos motoristas?

  • 17 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

O governo não cortou na carne. Com seu pacote de maldades, jogou a conta para o contribuinte e os servidores públicos. Nenhuma das medidas propostas atinge diretamente sonegadores, banqueiros, parlamentares, prefeitos corruptos. E, para piorar, Levy, ao defender a alíquota de 0,2% para a CPMF como algo irrisório para o cidadão – mas importante para as contas do governo -, finge que não sabe que se trata de tributo que incide em cascata e que os valores pagos por nós serão infinitamente maiores.

Em um orçamento de R$ 1 trilhão, o governo mostra desequilíbrio em não conseguir cortar R$ 32 bilhões de seus gastos com cargos fantasmas, contratos superfaturados e gastos excessivos.

  • 15 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

12009544_872925692790735_270084652492098327_n

  • 15 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

De todas as entrevistas que assisti até agora, de políticos e especialistas, sobre as medidas de Levy-Dilma, me parece que só quem se manifestou favoravelmente foram Renan e os banqueiros. Daí vc tira…

  • 14 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Se a Federação Brasileira de Bancos se manifestou em apoio às medidas anunciadas por Levy, eu sou NECESSARIAMENTE contra! Não existe possibilidade nesse plano terreno dos banqueiros e o povo serem beneficiados pelas mesmas medidas. “Isso non ecziste”. (QUEVEDO, Padre) ‪#‎JornalNacional‬

  • 14 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Resumindo: nós já pagamos, mas roubaram; aí a gente vai ter que pagar de novo! ‪#‎JornalNacional

  • 14 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Sabendo que as investigações chegariam ao seu nome, Cunha tentou, no primeiro semestre, se antecipar e criar uma cortina de fumaça. Janot foi mais rápido!

  • 13 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Uma lei proibindo Thais Araujo de sair de casa pra humilhar a gente com esse corpo, cara e cabelo… Isso, que é importante, o Congresso não faz! ‪#‎DomingãoDoFaustão

  • 11 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

O mundo falhou na proteção aos refugiados que saem de seus países fugindo da morte e dos horrores da guerra. Na Hungria, em campos nos quais estão sendo obrigados a ficar, os policiais jogam comida para os refugiados como se tivessem alimentando “animais” (o que nem deveria ser dessa forma tb)

  • 11 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Semana passada, um grupo de parlamentares entregou a Rodrigo Janot uma representação pedindo o imediato afastamento de Eduardo Cunha da Presidência da Casa. Eles acusam Cunha de usar o cargo para obstruir a Operação Lava-Jato. Antes disso, Janot havia protocolado denúncia contra o peemedebista, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em que pese todas as denúncias envolvendo o Cunha (e outras tantas que já o atingiram ao longo de sua vida pública), o cacique permanece inabalável, vendo seu poder na Casa Legislativa crescer. De onde vem esse poder de Cunha?

  • 11 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Alex é homofóbico, machista, nojento, pedófilo e perverso. Tem caso com a filha, mesmo casado com a mãe – embaixo do mesmo teto. Não ama a Angel, a quer por posse, desafio. Mas a “tradicional família brasileira” não reclama de nada disso… Pelo contrário, o personagem tem popularidade e o ator posa em campanhas publicitárias como o galã do momento – fruto da aprovação ao “desejado” Alex.

Porque o que CHOCA mesmo a sociedade é o beijo entre duas idosas casadas que se amam, né? ‪#‎VerdadesSecretas‬

  • 10 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Pessoal, ontem publiquei o vídeo do “5 Minutos de Política” igual ao PAC de Dilma: atrasadíssima! rs

Mas adiantei o vídeo de hoje pra compensar vocês que acessam diariamente o canal, ok? Já está no ar!!!!

  • 9 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

MOMENTO OSTENTAÇÃO

Você encontra o Senador Randolfe Rodrigues e ele, depois de olhar várias vezes com a testa franzida, diz: “lembro de você de algum lugar… ah, é do blog de política. Você tem um blog, desde a hora que te vi sabia que lembrava de vc de algum lugar. Muita gente lê, é conhecido em Brasília (etc)”. Eu fiquei tão boba que nem sabia o que dizer, enquanto ele falava coisas do blog que demostravam que ele realmente conhece a página! rs ‪#‎EscreviEssePostSóPraMeAmostrar‬ ‪#‎AtéRandolfeConheceOBlogEVocêAíSemAcessarHojeAinda‬

11224360_908128279265027_4106605737675424454_n

  • 8 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

O fogo amigo da militância petista contra Levy (somado ao fato do próprio PT minar o trabalho dele) pode ser a casca de banana que falta pra Dilma despencar de vez…

(a presidente escorregando e a militância caindo na estratégia da oposição… mas olha…)

  • 7 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Sem boneco não tem graça fazer manifestação, né? Hahaha Como o tempo seco parece que danificou a estrutura dos bonecos, a passeata foi cancelada por questões climáticas. Mas gente…

  • 7 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Dilma erra em não se pronunciar em cadeia nacional, hoje. Ela tem cometido “sistematicamente” esse erro. Em momentos importantes da crise, nesse 2015, ela ou silenciou ou se deixou representar por ministros sem expressão e desconhecidos do eleitor – isso aconteceu em pronunciamentos importantes. Ela tem uma equipe de gerenciamento de imagem fantástica, comandada pelo extremamente competente João Santana, que jamais a deixaria cometer um erro tão banal – e que custa tão caro – para uma presidente da República. Se estão deixando é intencional. Ou Dilma toma as rédeas, muda essa postura, perde esse receio de se pronunciar e vai pra cima (e dispersa, aos poucos, os panelaços), ou a apreensão popular vai aumentar e a situação ficar mais crítica… Ela tem que mostrar que ainda tem comando – já que diz ter – e passar segurança aos brasileiros. Em entrevistas e discussos menos importantes, ela diz que o país está sobre controle, mas num momento importante como esse, sua atitude mostra que não. Ela precisa concatenar o discurso com a ação! Logo!

  • 7 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

A professora viu os hematomas e denunciou ao Conselho Tutelar. A criança foi para um abrigo. Devolvido pela juíza à família, foi assassinado pelos pais e colocado num frizer.

Dois irmãos, crianças, foram espancados, expulsos de casa e pediram socorro na guarda municipal. Foram encaminhados ao Conselho Tutelar. O juiz mandou de volta pra casa. O pai e a madastra esquartejaram os meninos e espalharam os corpos em sacos de lixo pela cidade.

Aí eu te pergunto: quando vamos começar a falar em responsabilização de juízes e conselheiros por esses crimes? É preciso haver uma punição, por menor que seja, ou que seja advertência… enfim, é necessário que haja uma consequência, para termos agentes públicos mais atentos e comprometidos. Uma vez realizada a denúncia, o Estado (Conselho Tutelar, Ministério Público e Judiciário) passa a ser responsável por essas crianças que só possuem o próprio Estado para salvar de suas vidas. E crianças não podem ser vítimas de conselheiros, promotores e juízes negligentes que não percebem o óbvio: que elas não podem ser devolvidas a notórios doentes (nenhum laudo psiquiátrico indica a periculosidade de pais que são agressores contumazes e frios o suficiente para esquartejar ou colocar o filho no congelador?!). ‪#‎BrasilUrgente‬

  • 7 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Sorte a nossa que a opção era entre independência ou morte, por que se alguém tivesse gritado, na beira de um rio, “independência ou cerveja” a gente era colônia até hoje.

  • 3 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

O vídeo de hoje já está no ar:  falo sobre a reforma administrativa e a mea-culpa de Dilma sobre a crise política. Além de contar porque parei temporariamente de gravar os vídeos (mas agora VOLTEEEI)

  • 3 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

O sumiço da picada de Dilma… ops… A picada do sumiço de Dilma… ops… Enfim, no vídeo de hoje falo sobre sumiço, picada e Dilma – não necessariamente nessa ordem. rs Assiste aí pra saber do que estou falando!

  • 3 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

A pedido de MILHÕES de pessoas (na verdade foram só umas 3 pessoas mesmo hehehe), hoje a gente retorna com os vídeos do “5 Minutos de Política”. Êêêêêêêêê Vai ter vídeo às 20h no nosso canal do Youtube. Clica aqui, se inscreva e fique ligado nas discussões.

  • 3 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Como pode a construção de uma estrada iniciada em 1976 não ter sido finalizada? Absurdo. Falo sobre isso no vídeo de ontem sobre a viagem ao Oiapoque.

  • 2 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Genteeee, algumas pessoas me pediram para falar mais sobre como chegar no Oiapoque, a operação da Polícia Federal no “meu quarto” (sem malícia, tá, galera? kkkkkkk), a barreira epidemiológica (tive que assinar um documento antes de deixar o Oiapoque sobre meu estado de saúde) e o caso do estrangeiro ilegal que fez meu ônibus ficar retido no meio da floresta… eitaaaaaa… foi resenha, viu? hahaha

Gravei vídeo contando tudo e já tá no canal do Youtube!

  • 2 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

A CPI da Petrobrás realizou acareação entre réus e delator hoje em Curitiba. No comentário político de hoje, falei sobre dois institutos que pouco são utilizados quando a intenção é prender político no Brasil: delação premiada e acareação.

  • 2 de setembro (clique AQUI para ver no Face)

Sobre os produtos que compramos no supermercado e os orgânicos

  • 1 de setembro (clique AQUI para ver no Facebook)

11954802_904543836290138_7649875854863595727_n

Me encontre nas redes sociais para conversarmos sobre os acontecimentos políticos do país diariamente:

 Facebook | FanPage | Twitter | Instagram