» "Precisamos salvar a Petrobrás" - transcrição do comentário político na 93 FM - Daniele Barreto
25
fevereiro
2015
“Precisamos salvar a Petrobrás” – transcrição do comentário político na 93 FM

Boa noite, galera!!!

Hoje foi dia de comentário político na 93 FM. O programa terminou agora e já corri para colocar a transcrição do comentário político aqui no blog para que possamos discutir o tema.

Falei sobre a importância de discutirmos política sem denegrir a imagem de nossas instituições e a forma agressiva da oposição se referir à Petrobrás.

Leia a transcrição do comentário de hoje e mande sua opinião:

Boa noite, Marconi, Cláudio e Marcelo Oliveira.

Boa noite, ouvintes do Programa Opinião.

Amanhã começará  funcionar a CPI da Petrobrás e não se fala em outra coisa no meio político. O tema invadiu as ruas e tem mobilizado cidadãos em redes sociais e na organização de manifestações, algumas pedindo o impeachment da presidente Dilma.

Mas, Cláudio, o que mais me preocupa nessa história é a forma como está sendo conduzida essa discussão.

Que existe corrupção na empresa nós já temos certeza. Que há um rombo enorme a se cobrir por causa da corrupção e desvios de dinheiro público, nós já temos certeza. Que a CPI irá investigar diretores e que, certamente chegará na cúpula de vários partidos políticos, nós já sabemos. Como já sabemos também que o governo vai blindar como puder alguns dos seus maiores nomes e que a oposição vai se aproveitar da situação, da CPI, e explorar exaustivamente o assunto – fazendo-o a sua maior bandeira política de ataque ao governo Dilma.

Mas para mim, o principal não é nada disso, mas como estará a Petrobrás no final desse massacre, dessa guerra política e de poder travada pela oposição e governistas.

Nós que somos de Alagoinhas sabemos exatamente a importância dessa empresa. A Petrobrás para nós não é uma teoria distante, como é para a maioria dos políticos de oposição que estão se aproveitando da situação mas que NUNCA fizeram nada pela empresa e sequer conhecem sua estrutura e tamanho.

Para nós, a Petrobrás não é apenas aquela empresa com funcionários sorridentes e vestidos de laranja que posam na propaganda do governo.

A Petrobrás é a vida de milhares de pessoas que moram em nossa cidade. Nós vimos Alagoinhas crescer, o comércio se desenvolver e a economia se ampliar em torno dessa empresa pública. Uma empresa que movimenta a economia local como nenhuma outra. Em uma cidade com poucas oportunidades, vivenciamos centenas de famílias mudarem de vida e poderem proporcionar um futuro melhor aos seus filhos porque passaram em concursos públicos ou foram admitidos em empresas contratadas. Quantos saíram da linha de pobreza? Quantos puderam pagar colégios e faculdades para seus filhos – um sonho realizado pelo recebimento de PL´s, 14° e férias dobradas. Gente lutadora, pais de família que acordam 5 horas da manhã e retornam à noite para trabalhar em Buracica, Araçás, Bálsamo, Taquipe, Santiago. Movimentam cidades como Candeias, São Sebastião, Catu, Pojuca e Entre Rios.

Essa é a nossa Petrobrás, não a de políticos corruptos que fazem dela fonte de dinheiro sujo, nem de velhos caudilhos da oposição que agem baseados em interesses unicamente pessoais e como instrumentos do mercado e da grande mídia.

É importante que a investigação seja séria. É importante que se apure toda e qualquer denúncia, mas a gente tem que aprender a discutir política sem destruir a reputação, a imagem, a credibilidade das nossas instituições. Que se investigue, que se punam os corruptos onde quer que estejam, mas não vamos denegrir e destruir a imagem de instituições e de empresas como a Petrobrás. Isso não favorece a Democracia e minará nossa economia.

A discussão em torno da Petrobrás nos dará a oportunidade de amadurecer o trato democrático e mostrar se somos um país que está pronto para discutir política sem cair na tentação do obaoba da oposição e sem nos auto destruir!

Daniele Barreto para o Programa Opinião.

Aguardo vocês nas redes sociais!!!