» Natura no Amapá: viagem a Tartarugalzinho e conhecendo a orquestra Florescer - Daniele Barreto
06
fevereiro
2015
Natura no Amapá: viagem a Tartarugalzinho e conhecendo a orquestra Florescer

Olá, pessoal, bom dia!!!

Vamos a mais um post sobre a viagem ao Amapá. Como já contei para vocês, fiz uma viagem incrível para o Amapá em dezembro e venho contar mais sobre as descobertas que vivenciei por lá. Já escrevi post sobre as parteiras do Amapá, que são uma linda tradição que se mantem com o tempo e um estímulo ao parto humanizado do país. Vou contar agora da viagem que fiz com algumas consultoras da Natura, oportunidade na qual recebi informações sobre o Movimento Natura, que surgiu com o objetivo de apoiar a responsabilidade cidadã das consultoras pelo Brasil, com apoio técnico e financeiro. A Natura valoriza e impulsiona as iniciativas, mudando a realidade local.

Viagem: Bom Jesus

Nós saímos juntos de Macapá para o distrito de Bom Jesus, no município de Tartarugalzinho, e nossa primeira linda surpresa foi essa:

1

A foto acima é de Maurício, fotógrafo oficial a Natura, mas eu conseguir tirar outras desses lindos

Nós estávamos passando de carro na estrada quando vimos o macaquinho atravessando a pista, paramos os carros, e logo surgiu essa indiazinha para brincar com o “animal de estimação”. Ownnnn!!!! rs Foi um momento emocionante!

2

4

Chegada no Projeto

Ao chegar no assentamento de Bom Jesus, fomos recebidos por Íria de Sá Pinheiro, de 50 anos, que transformou a realidade de crianças e jovens da comunidade rural onde vive, quando em 2009 pegou o seu 13º salário e comprou 42 flautas para realizar um sonho: montar o projeto Florescer – onde oferta aulas de música gratuitas para os filhos dos agricultores da comunidade. Nossa visita se deu pela comemoração dos 05 anos do projeto Orquestra Florescer.

10524632_764803630264160_8291980621461198814_n

Iria hoje em dia sai de Macapá e percorre 233 quilômetros para dar aulas de música a 60 crianças e jovens, pois vê na música uma forma de educar e estimular uma vida melhor. Para a Natura, ela declarou: “Quando cheguei aqui com meu marido vi que as crianças só tinham mesmo o rio pra brincar”. Também conheci seus filhos Ângelo Kelly e Lélia, músicos e integrantes da Orquestra Filarmônica Equinócio das Águas.

Prêmio Cláudia de Empreendedora Social

E em 2013 Íria ganhou o Prêmio Cláudia de Empreendedora Social, mostrando que o amor e a dedicação podem mudar não só nossa vida, mas a de muita gente que precisa de oportunidades.

1516

Além de ter sido destaque em vários veículos de comunicação.

DSC06674

Local do projeto

O projeto Orquestra Acolher fica no assentamento de Bom Jesus, no município deTartarugalzinho.

Tartarugalzinho é um jovem município no Norte do Amapá, que foi elevado à categoria de município em 17 de dezembro de 1987, às margens do rio Tartarugal Grande. A população é de 12.435 habitantes, sendo que quase metade rural, e cresceu bastante nos últimos anos devido à chegada de indústrias de celulose.

Suas origens e desenvolvimento estão ligados a sua disposição geográfica próxima à BR-156, destaca-se o desenvolvimento da pecuária e extração de ouro nos arredores do município. Houve também a instalação da AMCEL, empresa de plantação e extração de pinho, substituída, posteriormente, pela multinacional – também do setor de celulose – Chamflora. E a Champion, empresa do ramo de plantio de eucalipto. Economia baseada em criação de gado bovino, bubalino e de suínos, com culturas de subsistência como mandioca e laranja e a pesca artesanal na região do Lago Novo.

DSC06805

DSC06666

Há um galpão para apresentações, sala de computação, sala de música, refeitório, cozinha ampla.

O galpão para apresentações:

17

Salas de computação para os alunos, sala de aulas de música e refeitório, para os jovens e crianças:

6578

Integração na sociedade

Enquanto as crianças e jovens afinavam os instrumentos para uma apresentação especial que fariam no final da tarde para nós, as mães (que também aprendem música), preparavam nosso almoço e lanches com um carinho indescritível! Foi um dia mais que especial ao lado dessa turma da Natura. <3

Muitas mães participam do projeto, sendo a elas oportunizado o aprendizado de música e a participação no coral.

DSC06759

3910

Foi preparado um almoço típico para a comitiva da Natura (e eu amei, né? rsrsrsrs)

Almoço em Bom Jesus

Teve tucunaré, um peixe de água doce da região, com suco de bacaba e açaí na forma típica local, com farinha.

12111310858603_764804356930754_6233460586599619079_n

Assim foi a recepção em Bom Jesus. Gostaram de conhecer um pouco mais sobre o local? Hum, e culinária, de dar água na boca, né?

Aguardo vocês nas redes sociais!!!

Me encontre nas redes sociais para conversarmos mais sobre política:

 Facebook | FanPage | Twitter | Instagram