» Operação Lava Jato escancara a lógica da corrupção - Daniele Barreto
TAGS:
21
novembro
2014
Operação Lava Jato escancara a lógica da corrupção

Olá, gente,

Olá, amigos, toda quinta-feira temos a coluna “Política à Flor da Pele” e como os acessos ao blog vem crescendo a cada dia, gostaria de aproveitar para apresentar aos que não me conheciam ainda esse projeto que muito me alegra.

A coluna é um projeto que nasceu em 11 de novembro de 2011 (cabalístico, heim? hahahaha) do convite de alguns sites e jornais para que escrevesse textos sobre o cenário político. Topei e lá se vão quase 03 anos de muitos artigos e troca de opinião com vocês. A coluna é publicada em sites e jornais de todo o Brasil e é uma enorme honra e satisfação.

1459261_651274248228550_1606959541_n

Leia em um dos sites e jornais parceiros:

Alguns dos nossos textos são publicados esporadicamente no Jornal Tribuna da Bahia e Jornal A Tarde.

1. DF Agora (DF)

2. Folha de São Simão (GO)

3. Repórter MT (MT)

4. Tudo Rondônia (RO)

5. Gazeta de Rondônia (RO)

6. Montanhas Capixabas (ES)

7. Portal CDP (PI)

8. Cerrado Notícias (TO)

9. TV Jangada

10. Jornal do Paraná (PR)

11. A Boca do Povo (TO)

12. Folha do Norte de MS (MS)

13. A Notícia do Vale (BA)

14. Primeira Hora Notícias (MT)

15. Revista In Foco Magazine (BA)

16. Folha de Goiás Notícias (GO)

17. Portal Aqui Brasil (PR)

18. Site VG News (MT)

19. Portal Natal Press (RN)

20. Portal Inforside (RN)

21. Acajutiba News (BA)

22. Tribuna da Conquista (BA)

23. Jornalismo Livre (BA)

24. Portal Aqui Brasil (PR)

25. TV Exibir (PI)

26. SJV Notícias (BA)

27. Bahia Dia a Dia (BA)

28. Portal Alagoinhas News (BA)

Clique AQUI e leia o último artigo publicado no Jornal Tribuna da Bahia.

Acompanhe os textos da coluna clicando na categoria Coluna “Política à Flor da Pele”.

Texto dessa semana:

Operação Lava Jato escancara a lógica da corrupção
 
Nos últimos dias estamos assistindo no país uma das maiores e mais importantes operações de combate à corrupção da nossa história democrática.

A Operação Lava Jato lançou luz nos bastidores de uma das maiores empresas mundo: a Petrobrás. Gerida pelo poder público, a empresa vinha servindo para amealhar bilhões para os bolsos de empresários corruptos e políticos.

Até aqui não temos nenhuma novidade, né? Porque dos rincões desse país ao governo federal, em regra os órgãos públicos têm servido para isso mesmo.

A novidade é que dessa vez vimos grandes gestores e empresários serem presos. E isso muda muito, muda muita coisa. E escancara a lógica da corrupção. Porque veja só, muito se fala sobre políticos corruptos (daqueles que possuem cargos eletivos), mas sempre ficam à margem das denúncias grandes diretores e profissionais de grande capacidade técnica que se escondem atrás de seus currículos, mas que na verdade não passam de instrumentos bem qualificados para promover e viabilizar a roubalheira nesses órgãos públicos. Gente que não se expõe em palanques e que não coloca a cara em eleições, mas que são os conhecedores das engrenagens por onde o dinheiro entra e sai dos cofres públicos.

Além disso, a Operação Lava Jato expõe de forma clara para a população algo óbvio mas que muitas vezes não é percebido: que para haver corrupção, mais do que político desonesto é necessário que hajam empresários bandidos. Porque não há como desviar grandes volumes de dinheiro público senão por contratações com a iniciativa privada. E muitos desses empresários circulam nas colunas sociais como grandes nomes, andam em nossos meios (em meio a pessoas honestas) com a cabeça erguida e muitas vezes criticando a conjuntura política do país, mas a Operação da Polícia Federal deixou claro que não passam de quadrilheiros, bandidos, que abrem empresas para se aliar com políticos para desviar bilhões e deixar sem educação, sem saúde, sem dignidade um povo que sofre esperando decência e dias melhores.

É por tudo isso que essa operação se transformou na maior ação da Polícia Federal que já se viu nesse país. É bem verdade que boa parte desses políticos e empresários nem foram presos. Outros foram, mas já estão soltos. Mas que a operação se estenda e que tenha, pelo menos um caráter pedagógico. Pedagógico não para esses políticos e empresários, pois eles nada aprenderão sobre dignidade, honestidade e decência, e continuaram a envergonham seus filhos e desonrar a nação. Mas que tenham um caráter pedagógico para nós, povo, que conseguimos enxergar com mais clareza os meandros da política e buscar um rumo melhor para esse país.
 
Daniele Barreto é advogada, consultora política e escreve no blog www.danielebarreto.com.br

Me encontre nas redes sociais para conversarmos sobre os acontecimentos políticos do país diariamente:

 Facebook | FanPage | Twitter | Instagram

Caso queira publicar a coluna em seu jornal impresso, revista, site ou blog, gentileza entrar em contato: contato@danielebarreto.com.br.

 Um beijo.