» Texto do comentário político de hoje na 93 FM - Daniele Barreto
20
novembro
2014
Texto do comentário político de hoje na 93 FM

Olá, gente,

Ontem (19) às 18h fiz comentário político na rádio 93 FM (agreste e litoral norte da Bahia, Recôncavo, Salvador, Aracaju), programa Opinião.

Como citei para vocês no post de ontem, tem sido um grande aprendizado fazer comentários semanais em rádios baianas e uma honra participar desse veículo. Além de uma grande satisfação receber as abordagens dos ouvintes.

Leia a transcrição do comentário de ontem e mande sua opinião:

Boa noite, Claudio Pinto, Marcone e Marcelo Oliveira.

Boa noite, ouvintes do programa Opinião.

Nos últimos dias estamos assistindo no país uma das maiores e mais importantes operações de combate à corrupção da nossa história democrática.

A Operação Lava Jato, que lançou luz nos bastidores de uma das maiores empresas mundo: a Petrobrás. Gerida pelo poder público, a empresa vinha servindo para amealhar bilhões para os bolsos de empresários corruptos e políticos.

Até aqui não temos nenhuma novidade, né? Porque daí do interior do país ao governo federal, em regra os órgãos públicos servem para isso mesmo.

A novidade é que dessa vez vimos grandes gestores e empresários serem presos. E isso muda muito, muda muita coisa. E escancara a lógica da corrupção. Porque veja só, muito se fala de políticos corruptos (daqueles que possuem cargos eletivos), mas sempre ficam à margem das denúncias grandes diretores e profissionais de grande capacidade técnica que se escondem atrás de seus currículos, mas que na verdade não passam de instrumentos bem qualificados para promover e viabilizar a roubalheira nesses órgãos públicos. Gente que não se expõe em palanques e que não coloca a cara em eleições, mas que são os conhecedores das engrenagens por onde o dinheiro entra e sai dos cofres públicos.

Além disso, a Operação Lava Jato expõe de forma clara para a população algo óbvio mas que muitas vezes não é percebido: que para haver corrupção, mais do que político desonesto é necessário que hajam empresários bandidos. Porque não há como desviar grandes volumes de dinheiro público senão por contratações com a iniciativa privada. E muitos desses empresários circulam nas colunas sociais como grandes nomes, andam em nossos meios (em meio a pessoas honestas) com a cabeça erguida e muitas vezes criticando a conjuntura política do país, mas a Operação da Polícia Federal deixou claro que não passam de quadrilheiros, bandidos, indivíduos cretinos que abrem empresas para se juntar com políticos de sua laia para desviar bilhões e deixar sem educação, sem saúde, sem dignidade um povo que sofre esperando decência e dias melhores.

É por tudo isso que essa operação, que começou pertinho de nós, envolvendo amigos, conhecidos e colegas, se transformou na maior ação da Polícia Federal que já se viu nesse país. É bem verdade que boa parte desses políticos e empresários nem foram presos. Outros foram, mas já estão soltos. Mas que a operação se estenda e que tenha, pelo menos um caráter pedagógico. Pedagógico não para esses políticos e empresários, pois eles nada aprenderão sobre dignidade, honestidade e decência, e continuaram a envergonham seus filhos e desonrar a nação. Mas que tenham um caráter pedagógico para nós, povo, que conseguimos enxergar com mais clareza os meandros da política e buscar um rumo melhor para esse país.

Daniele Barreto para o programa Opinião.

Aguardo vocês nas redes sociais!!!

Me encontre nas redes sociais para conversarmos mais sobre política:

 Facebook | FanPage | Twitter | Instagram