» Pela Bahia... Conheça o município de Barreiras! - Daniele Barreto
09
junho
2014
Pela Bahia… Conheça o município de Barreiras!

Oi, gente,

Segunda-feira com cara de quarta-feira, né? Afinal, essa semana teremos feriadão e eu não vejo a hora dele chegar logo. Mas para começarmos a semana bem, falando dessa terra-Bahia que tanto amamos, resolvi cedinho cedinho escrever esse post sobre a cidade de Barreiras, município no qual passei 4 dias semana passada.

Barreiras é conhecida como a capital da soja. É um importante polo agropecuário da região oeste da Bahia.

Situada no extremo oeste baiano, Barreiras tem 150 896 habitantes.

(Fonte: Wikipédia)

O município, junto as suas cidades circunvizinhas, compõe a maior região agrícola do nordeste. E é reconhecida nacionalmente pelo agronegócio, sendo cidade polo econômico da região e comércio pujante. No ranking dos Municípios quanto ao seu IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios), ocupa o terceiro lugar dos Municípios da Bahia com 0,721, e sendo o primeiro do interior estando atrás apenas de Salvador e Lauro de Freitas.

É grande produtora de algodão e soja e possui grande potencial de expansão da área agricultável, pois ainda utiliza apenas 34 % da área que pode ser utilizada pela agricultura e pecuária.

Junto com Luis Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, São Desidério, Correntina, Riachão das Neves e outros Municípios do Oeste, Barreiras contribui fortemente para o fortalecimento do Agronegócio na Bahia e Brasil.

Com uma área de 7 895 24 km², rica em belezas naturais, é contornada por serras e conta com grandes recursos hídricos. Os solos apresentam textura média e arenosa. O município é banhado pelos Rio Grande, Rio de Ondas, o Rio de Janeiro e o Rio Branco.

Barreiras tem grande potencial turístico.

Arraial da Penha

Antigo vilarejo de Buracão, tem uma tradicional pracinha com capela em homenagem a Nossa Senhora da Penha construída em 1841. Há fabricação de doces e biscoitos artesanais.

Cantinho do Senhor dos Aflitos

Povoado que vive numa tradição de fé e religiosidade pela devoção ao Senhor dos Aflitos, há missa e profissão.

Centro Histórico

Ruas e praças do século XIX e no começo do século XX.

Paço Municipal

Construído no final do século XIX está localizado na Rua Rui Barbosa, Centro Histórico.

Catedral São João Batista

A catedral está localizada na Praça São Batista, Rua 24 de Outubro.

E vamos ao look?

Não costumo ousar em formas, mas gosto de cores e texturas quando monto um look de trabalho. (tô tentando ousar mais hahaha) Em Barreiras, optei por uma calça jeans de corte reto, com casaquinho florido e blusinha de seda rosa (dessas que a gente quer ter de todas as cores). Aproveito para indicar que vocês sigam a loja “As Dondocas” no Instagram, que tem dicas incríveis de pulseirismo. As que usei são na cor chumbo e uma linda com os 10 Mandamentos. Confira:

Siga-nos nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram.

Bj, bj.