» Pela Bahia... Conheça o Memorial Casa de Dona Dedé, em Guanambi - Daniele Barreto
01
junho
2014
Pela Bahia… Conheça o Memorial Casa de Dona Dedé, em Guanambi

Oi, genteeee,

Nessa madrugada, aproveitei para escrever sobre a última viagem que fiz para o município de Guanambi. Os três posts irão ao ar nesse domingo, ok?

Queria muito apresentar para vocês a Casa de Dona Dedé, um memorial que resguarda a história de Guanambi e tem um café super aconchegante. ❤

É um casarão em estilo neoclássico ❤ do final do século XIX, que pertenceu a Helvécio Rufino de Oliveira Martins, falecido em 1940, quando ficou para sua viúva, Deolinda Pereira Martins (Dona Dedé, falecida). Está localizado nas margens do Rio Carnaíba de Dentro e expõe vários objetos e móveis de época. O casarão foi um dos primeiros prédios da cidade, com 510 metros quadrados de área construída e detalhes de encher os olhos.

A guia (cometi a falha de não decorar o nome) que nos acompanha na visita é extremamente apaixonada pelo local e pela história de Guanambi, o que faz do passeio uma experiência ainda mais agradável.

Dá vontade de morar no casarão!!!!! #DoaElePraMimDonaDedé 

(essa primeira foto e última são da internet, as demais eu quem tirei :-) )

O casarão é um exemplo do modo de viver da época: são muitas portas, que possibilitavam que Dona Dedé escolhesse uma para se sentar e fazer renda, enquanto as outras ficavam livres para a passagem do resto da família.

Tinha uma noiva de suuuuper bom gosto fotografando seu álbum de casamento lá. #tambémquero

Do G1: “Construído após uma promessa do tenente coronel José Pereira a sua esposa, feita no século 19, o Memorial Casa de Dona Dedé serve, atualmente, como biblioteca e centro de documentação da cidade. “

Gostaram? Lindo, né? Quem morar ou estiver a passeio na cidade, não perca a visita. ◕‿◕

Ah, no café, o quiche de tomate seco com suco de abacaxi e hortelã foram minha pedida. O prato vem bem decorado e a comida é deliciosa. Atendimento de primeira!

✎ Endereço: Rua Manoel Vitorino, Centro. 
Horário de funcionamento: das 14 às 20 h – entrada franca.

Acompanhe as postagens nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Bj, bj.