» Pela Bahia... Conheça a Fundação Joaquim Dias Guimarães, em Guanambi - Daniele Barreto
01
junho
2014
Pela Bahia… Conheça a Fundação Joaquim Dias Guimarães, em Guanambi

Olá, bom dia, genteee,

Hoje começo o dia já escrevendo o segundo post (siiiim, teremos mais de um porque estou viajando nos próximos dias e quero compensar a falta que sei que terei empolgadíssima) contando um pouco sobre a Fundação Joaquim Dias Guimarães! rs A fundação fica localizada na Câmara de Vereadores de Guanambi. Eu super demorei para colocar esses posts de ontem e hoje por causa da preguiça (mentiraaaaa) correria e esse é o último sobre o município que AMEI conhecer. #inlove

Vamos à fundação!!! É o seguinte… A Fundação Joaquim Dias Guimarães foi criada em 1994 por Elísio Cardoso Guimarães, que possuía um rico acervo sobre a história de Guanambi (objetos que pertenceram ao seu bisavô, o fazendeiro Joaquim Dias Guimarães). Também foram doados objetos de propriedade de famílias do município. Ela é aberta ao público e visa firmar o conhecimento acerca da história, do folclore, da geografia e vida do povo de Guanambi.

Com a doação de colaboradores, o acervo foi enriquecido com o passar do tempo, hoje tem mais de 378 peças. As que mais me chamaram atenção foi um espelho incrível para fazer selfie hahaha, mobiliário e oratórios.

Eu sou absolutamente LOUCA por oratórios e fiquei encantada com os que têm lá.

Na fundação há também 1.145 livros.

Recentemente, o Presidente da Câmara Municipal, Agostinho Lira, fez uma parceria com a entidade para uso do Memorial Legislativo, que fica na Câmara, pela fundação. Assim, quem visita os prédios da prefeitura e câmara podem aproveitar para fazer um passeio na história, conhecendo o acervo da Fundação Joaquim Dias Guimarães.

E eu conheci exatamente dessa forma: como estava arrumando o auditório da Câmara para realização do evento #EncontroBahiadoFuturo, fui informada do memorial e – louca por museus que sou – corri para conhecer tudo e clicar para mostrar a vocês (para quem também gosta dessas obras, lembrem que os clicks devem SEMPRE ser sem flash, ok? Isso porque a luz da máquina ou celular danifica os objetos, pinturas, esculturas com o passar do tempo. #ficadica).

Acompanhe também o Facebook da Câmara Municipal de Guanambi.

Gostaram de conhecer mais um pouco de Guanambi?

Terça-feira viajo para Barreiras e você pode acompanhar a aventura-política (hahaha) nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram. Vou fazer o máximo para curtir a night de Barreiras escrever aqui no blog também, viu?

Bj, bj.