» Pela Bahia... Conheça o município de Guanambi! - Daniele Barreto
29
maio
2014
Pela Bahia… Conheça o município de Guanambi!

Boa tarde, amigos,

No início do mês estive no município de Guanambi fazendo parte da organização do Encontro Bahia do Futuro. Aproveito para falar um pouco de lá… eu não conhecia, e achei a cidade muito agradável e povo acolhedor.

Desse modo, o nome Guanambi é originário do tupi-guarani, das palavras guainumbi, guanumbi, guanambi, que significam beija-flor.

Território:

A área total do município é de 1 296,654 km². Seus municípios limítrofes são Caetité, a leste; Riacho de Santana, ao norte; Palmas de Monte Alto a oeste; e Urandi e Pindaí, ao sul.

População:

A população é estimada em quase oitenta mil habitantes.

Clima:

Seu clima é semiárido, com temperatura média anual de 22,6°C. O período da chuva se dá entre os meses de outubro a março. Seu relevo caracteriza-se pela presença do Pediplano Sertanejo, das superfícies dos Gerais e do Planalto do Espinhaço.

Vegetação:

A vegetação predominante atual, devido ao desmatamento, é do tipo rasteira, onde se destacam o cultivo de algodão, feijão, mandioca e milho.

Hidrografia:

Como potencial hidrográfico há o Rio Carnaíba de Dentro e seus riachos afluentes, como o Riacho Belém, que corta o centro da cidade. As principais represas são a de Ceraíma e a barragem do Poço do Magro, além das represas de Mutans (Lagoa d’Água, Taboinha, Lagoa da Espera) e de Morrinhos. A região pertence abacia hidrográfica do São Francisco.

Rodovias:

A cidade é servida principalmente pelas rodovias BR-030 e BR-122 e possui pelo menos seis vias com capacidade para alta densidade de tráfego, as avenidas Governador Nilo Coelho, Governador Waldir Pires, Prefeito José Neves Teixeira, Senador Nilo Coelho, Sandoval Moraes e Santos Dumont.

Noite em Guanambi:

Eu aproveitei a estada em Guanambi para sair à noite com amigos. A badalação ocorre em barzinhos situados na Avenida Santos Dumont (conhecida como a Praça do Feijão, onde fica as sedes da Câmara Municipal e Prefeitura). Também dá para curtir um sertanejo universitário na boate São Salvador (amei!).

Fonte: Wikipédia