» Coluna "Política à Flor da Pele" de hoje: Os 05 passos para fiscalizar a cota parlamentar dos deputados federais - Daniele Barreto
20
fevereiro
2014
Coluna “Política à Flor da Pele” de hoje: Os 05 passos para fiscalizar a cota parlamentar dos deputados federais

Olá, amigos,

a coluna “Política à Flor da Pele” desta semana já está no ar:

Leia aqui:

Os 05 passos para fiscalizar a cota parlamentar dos deputados federais

O texto é de hoje é um tutorial explicando como fiscalizar a cota parlamentar dos deputados federais.

A ideia surgiu da seguinte forma: eu JÁ faço isso há anos. Sempre que tenho um tempinho, corro para o site da Câmara dos Deputados e fuço como está sendo gasta a verba de gabinete e cota parlamentar de alguns deputados federais. No início, não é fácil fiscalizar os deputados pelo site (ninguém acha que políticos facilitariam nosso trabalho com uma página simples, né? #sonho), então tive que acessar muitas vezes, gastar horas e horas para conseguir descobrir direito quais informações conseguiria através da página… Com o tempo, fui pegando a “manha” e hoje já entro rapidinho e consigo levantar as informações que quero/preciso.

Por sempre fazer isso, já tinha MUITAAA vontade de dividir com vocês os “macetes” de como conseguir fazer a fiscalização. Então, pesquisei e vi que simplesmente NÃO existe um foto tutorial na história da internet brasileira que ajude os cidadãos que querem realizar a fiscalização. EURECA! rsrs Logo corri aqui para o blog para fazer um post nesse formato para ajudar cada um de vocês a fiscalizar seu deputado (caso ele tenha sido eleito) ou qualquer outro.

Vale chamar atenção: se o deputado que você votou na última eleição ganhou, aproveite para dar uma checada no que ele andou fazendo nesses anos todos com a verba de gabinete dele. Mas, lembre-se que, tendo ele sido eleito ou não, você terá que votar no próximo outubro e é bom que, desde já, comece a buscar informações sobre seu candidato a deputado federal. Se você pretende votar em alguém que JÁ TEM MANDATO, fuçar a verba de gabinete e/ou cota parlamentar dele é uma boa forma de adquirir algumas informações, tá certo?

Esse é um post inicial para avaliarmos como estão gastando a cota para exercício da atividade parlamentar.

Na próxima semana, vou escrever post sobre o que é e como gastam a verba de gabinete. (lembrando que esses dois valores não são tudo que os deputados recebem, há outros tantos benefícios – vamos falar sobre todos, suas diferenças e no que podem ser aplicados.)

Chega de papo e vamos “aos finalmente”:

O primeiro passo é: acessa o site da Câmara dos Deputados: 

Portal da Câmara dos Deputados

Vai abrir a seguinte página:

Quando abrir a página, você deve procurar a aba “Deputados” e colocar o mouse em cima.

Após, aparecerá uma série de tópicos, clique em “Conheça os deputados”.

Vai abrir a página abaixo, na qual você poderá escolher o estado, partido políticos e pesquisar os deputados relacionados ao filtro escolhido. Caso você queira pesquisar todos os deputados de um determinado partido, ou saber quais os deputados de um estado específico, sugiro que utilize esses filtros.

Mas, no nosso caso, vamos pesquisar diretamente pelo nome. Assim, você deve colocar o cursor em “Escolha o deputado” e escolher na lista que aparece. Eu escolhi o primeiro nome. Depois, é só clicar em “Pesquisar”. Veja indicação abaixo: 

Agora, está aberta em sua frente a página do deputado federal cuja cota parlamentar você pretende pesquisar. Nessa página, há uma série de informações úteis, mas vamos ao local onde você vai abrir os gastos referentes à verba (local indicado pelo cursor na foto abaixo), clique em “Cota Parlamentar”:

Pronto. Abrirá a página abaixo, onde você poderá pesquisar mês a mês os gastos com a cota parlamentar do deputado. Escolha o mês e ano, clique em “Listar” e verá todos os gastos daquele período (apresentados em notas fiscais para ressarcimento).

Eu escolhi o mês 11 (novembro) de 2013 e abriu o descritivo abaixo:

Você pode ir avaliando mês a mês e clicando em “Detalhar todas as despesas”, quando poderá consultar os CNPJ’s das empresas que receberam o dinheiro.

UFA! Bastante conteúdo, né? Sei que é difícil no começo, até porque o dia-a-dia nos impõe pouco tempo para dedicarmos a ações como essas, mas é imprescindível que tenhamos ânimo e vontade cidadã para fazer a nossa parte. E isso não se restringe apenas a votar, mas também acompanhar o exercício dos mandatos dos nossos representantes. 

Espero que o post possa ajudar vocês.

Daniele Barreto é advogada, pós-graduada em Direito do Estado, consultora política, blogger e colunista.

PERMITIDA REPRODUÇÃO PARCAIL OU TOTAL CITANDO A FONTE

 

Ou leia em um dos sites e jornais parceiros:

1. DF Agora (DF)

http://www.dfagora.com.br/LerNoticia/1601/os–ir-responsaveis-de-santa-maria

2. Folha de São Simão (GO)

www.folhadesaosimao.net

3. Repórter MT (MT)

http://reportermt.com.br/ultimas_noticias/noticia/25636

4. Tudo Rondônia (RO)

http://www.tudorondonia.com.br/noticias/coluna-politica-a-flor-da-pele-,36691.shtml

5. Gazeta de Rondônia (RO)

http://www.gazetaderondonia.com.br/20130131115155/gerais/politica-a-flor-da-pele-por-daniele-barreto.html

6. Montanhas Capixabas (ES)

www.montanhascapixabas.com.br

7. Portal CDP (PI)

 
8. Cerrado Notícias (TO)
 
9. TV Jangada
 
10. Jornal do Paraná (PR)
 
11. A Boca do Povo (TO)
 
12. Folha do Norte de MS (MS)
 
13. A Notícia do Vale (BA)
 
14. Primeira Hora Notícias (MT)
 
15. Revista In Foco Magazine (BA)
 
16. Folha de Goiás Notícias (GO)
 
17. Portal Aqui Brasil (PR)
 
18. Site VG News (MT)
 
19. Portal Natal Press (RN)
 
20. Portal Inforside (RN)
 
21. Acajutiba News (BA)
 
22. Tribuna da Conquista (BA)
 
23. Jornalismo Livre (BA)
 
24. Portal Aqui Brasil (PR)
 
25. TV Exibir (PI)
 
26. SJV Notícias (BA)
 
27. Bahia Dia a Dia (BA)
 
28. Portal Alagoinhas News (BA)