» Artigo de minha autoria publicado na Revista In Foco Magazine - Daniele Barreto
17
maio
2013
Artigo de minha autoria publicado na Revista In Foco Magazine

Olá, amigos, tudo bem?

Hoje venho dividir com vocês uma informação: a Revista “In Foco Magazine”, de Teixeira de Freitas (Bahia), publicou um artigo meu tratando do incêndio da Boate Kiss que chocou todo o Brasil. O artigo foi publicado na edição de fevereiro.

CAPA DA REVISTA:

ARTIGO PUBLICADO:

Para ler as demais edições, acesse: http://issuu.com/infocomagazine/docs/infocoabril2013_1

Abraço e até o próximo post!

 

Caso não consiga ler acima, veja artigo completo:

Os (ir)responsáveis de Santa Maria
 
Este início de ano foi marcado por um grave acidente numa boate em Santa Maria (RS) que estarreceu o mundo e revelou muito mais do que a irresponsabilidade dos administradores de uma casa noturna, mas, sim, escancarou – da forma mais trágica possível – a fragilidade da fiscalização estatal aos locais que abrigam multidões. É, amigos, enquanto pais enterram seus quase duzentos jovens filhos e alguns sobreviventes vão recebendo alta do hospital, o país busca explicações sobre os motivos do desastre… E as encontra: na ganância de empresários e na ineficiência do Estado… Sempre ele: o Estado.
 
Mas, enquanto o ministro Alexandre Padilha visita doentes (em franca campanha para 2014) e Dilma aparece nos noticiários chorando, estarrece-nos o fato de não ter sido adotada nenhuma ação efetiva no sentido de exigir que prefeituras e Corpo de Bombeiros realizem uma intensa fiscalização nas casas noturnas e restaurantes por todo o país! Visitas e choro não evitarão novos acidentes e novas mortes. Já passou da hora de deixarmos de ser um país do “jeitinho”, da “sensibilidade”, para ser um país de estadistas sérios. Deixarmos de ser um país que se orgulha do “populismo”, com políticos que enlutecem ao posar para fotos para ser um país no qual as leis são efetivamente cumpridas pelo próprio Estado.
 
Diante de tudo que presenciamos nos últimos dias – declarações contraditória do Corpo de Bombeiros, parlamentares propondo reformas na legislação, políticos oportunistas incentivando mudanças na estrutura dos órgãos de fiscalização -, segue o Brasil (país sem memória) já deixando ao longe os rostos das vítimas de Santa Maria… e vendo continuar lhes faltando o que efetivamente ceifou a vida de quase duas centenas de jovens: compromisso com o outro, responsabilidade e respeito.
 
Daniele Barreto é Consultora Política, Advogada, pós-graduada em Direito do Estado e especialista em Marketing Político. (www.danielebarreto.com.br)