» Daniele Barretto é a primeira mulher do Nordeste a integrar a Associação Brasileira de Consultores Políticos - Daniele Barreto
22
julho
2012
Daniele Barretto é a primeira mulher do Nordeste a integrar a Associação Brasileira de Consultores Políticos

As mulheres vêm, cada vez mais, conquistando espaço no cenário político. Mas, não só de candidatas e ocupantes de cargos eletivos vive a ala feminina na política. Publicitárias, advogadas, comunicólogas ganham destaque nas agências e escritórios ligados à área, realizando um trabalho diferenciado e de excelência. Este mês, mais uma mulher conquistou espaço na consolidação feminina nos bastidores da política: a baiana Daniele Barreto.

Primeira mulher do Nordeste credenciada Consultora Política pela Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), Daniele é formada em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e pós-graduada em Direito do Estado pela UFBA. Vale ressaltar que a baiana é a segunda mulher associada ao órgão no Norte-Nordeste.

Nascida no agreste do estado, na cidade de Alagoinhas, a jovem consultora mudou-se em 2009 para São Paulo, onde foi aluna de grandes mestres na área e realizou pesquisas em marketing político e eleitoral, jornalismo político e econômico, ciência política, opinião pública, direito, educação política, governo e Estado, história do Brasil, obtendo visão sistêmica sobre os processos eleitoral e político. A jovem estudou na USP, Casa do Saber, Senado Federal, Fundação Mário Covas, OAB/SP, Faculdade Cásper Líbero, Complexo Damásio de Jesus, Escola de Sociologia e Política de São Paulo, dentre outras instituições.

Daniele possui mais de 11 anos de experiência, trabalhou na Assessoria Jurídica da Câmara Municipal e foi Procuradora Geral do Município de Alagoinhas e membro da equipe de Transição de Governo (do PT para o PSDB), além de realizar advocacia eleitoral e consultoria para candidatos e partidos políticos. A consultora, que se dedica à realização de análises políticas e escreve a coluna “Política à Flor da Pele” em dezenas de jornais, ganhou espaço na mídia nacional quando participou do programa Tribuna Independente, da Rede Vida, avaliando o livro “Sarney, a biografia” e entrevistando a autora da obra, a jornalista Regina Echeverria.

Mais bem conceituada associação do gênero na América Latina, a Associação Brasileira de Consultores Políticos é presidida pelo mestre Carlos Manhanelli e tem Gaudêncio Torquato como vice-presidente. O órgão foi criado há 20 anos e prima pela qualidade de seus participantes, congregando os melhores Consultores Políticos e Assessores em Marketing Eleitoral do Brasil.

“É uma grande responsabilidade ocupar os quadros da ABCOP e representar a mulher nesse mercado, especialmente por se tratar de uma profissão essencial para a transparência e publicidade na seara política, contribuindo, assim, para o aprimoramento da Democracia”, enfatiza a consultora.